Rogai por Nós



Santa Teresinha: Uma história de amor !

Em uma pequena cidade do interior da França, chamada Alençon, no dia 2 de janeiro de 1873, nasceu uma bela menina chamada Teresa, que seria conhecida anos mais tarde, como Santa Teresinha do Menino Jesus.    Desde muito pequenina, Teresa aprendeu a rezar ao "Bom Deus" e aceitar os sacrifícios que Ele pediria a ela durante toda sua vida.
  Teresa cresceu cercada pelo carinho dos pais e de suas irmãs mais velhas. 
Tinha uma incrível fome eucarística, a ponto de desejar comungar aos seis anos de idade. 
Mesmo muito jovem, com apenas quatorze anos, Teresa sentia um grande chamado para amar a Jesus de um modo especial: ela queria entrar no convento, mas era muito nova. Muitas foram suas insistências para conseguir a autorização do Bispo para poder entrar no Carmelo. Porém, depois de muitos vaivéns, na segunda-feira, dia 9 de abril de 1888, com apenas 15 anos de idade Teresa entrou para o convento. A nova postulante pisou o solo do Carmelo com passo decidido.
   Os nove meses de postulado - o tempo de preparação para ser freira - foram particularmente difíceis para Teresa. Uma verdadeira chuva de dificuldades caiu sobre ela, no entanto, no grandioso dia 10 de janeiro de 1889, Teresa recebeu o hábito de freira.


"Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face" foi o nome que ela adotou na comunidade. A vontade Deus sobre a santa carmelita não foi de uma vida longa. Teresa não tardou a ficar doente. Ela se sentia cada dia mais cansada e com muitas tosses. A jovem, sentindo que sua vida sobre esta terra estava chegando ao fim, sob orientação de sua superiora, começou a escrever suas memórias. Este livro se intitularia "A história de uma Alma". "Sinto que vou entrar no repouso eterno... Mas sinto que minha missão vai começar. Minha missão de fazer com que o Bom Deus seja amado como eu O amo. De ensinar minha pequena via às almas. Sim, eu quero passar meu Céu fazendo o bem sobre a terra... Eu não posso descansar enquanto houver almas a serem salvas".
    Em 30 de setembro seu estado se agravou, a hora de se encontrar com o Jesus que ela tanto amou se aproximava. Ela olhou para o seu crucifixo e disse: "Oh meu Deus... como eu Vos amo". Estas foram as suas últimas palavras. No dia 17 de maio de 1925 o Papa Pio XI, rodeado por 23 cardeais e 250 bispos, declarou a santidade de Teresa e a canonizou.
 

                                                                                                                                            São Francisco Xavier: A juventude de um Grande Homem!

A história do nosso menino inicia no castelo de Xavier, em Navarra - Espanha.
Dom João e Maria Xavier são os pais de Francisco.Ele Nasceu em 1506, no dia 07 de abril.
No enorme castelo da família Xavier existe um lugar que é especial para Francisco. A capela, onde ele vai, ajoelha-se e olha o grande crucifixo. Contempla a grandeza do amor daquele Homem da Cruz.
Francisco cresce muito estudioso e para melhor se preparar, em sua juventude vai para Paris. Ali, quando já professor, encontra-se com Inácio de Loyola. Juntos e com mais cinco colegas fundarem o grupo chamado A Companhia de Jesus.
 A esses companheiros juntarem-se muitos outros que se espelharam pelo mundo para pregar o Evangelho. Alguns entre eles vieram para o Brasil, tais como Pe. Manuel da Nóbrega e José da Anchieta.
Francisco foi evangelizar o Japão e a Índia. Trabalhou com Ânimo incansável. Percorreu distâncias enormes, falou com amor de Deus e de seu Reino...
Em sua Missão Pe. Francisco não queria que nenhuma pessoa ficasse sem conhecer o amor de Deus e para isso pediu ajuda às crianças. Assim ele escreve:
- "A cada dia crescia as pessoas que tinham desejo de Deus e eu tinha todo o interesse em satisfazer toda aquela pobre gente, com receio que uma recusa enfraquecesse a sua confiança nos socorros da religião, tomei o partido de enviar as crianças para os diferentes bairros, para onde era chamado".

 
As crianças partiam para todos os cantos, incumbidas por Francisco Xavier de levar uma oração impressa, de tocar o doente com o rosàrio, ou de aspergir água benta sobre os doentes. Eles voltaram felizes batendo palmas porque haviam sido pequenos apóstolos de Jesus.
Depois de muito trabalho já cansado e sem forças Francisco adoeçe e no dia 2 de Dezembro de 1552 abraçado ao crucifixo diz com voz fraca: "Senhor esperei em vós, não serei confundido eternamente!" E assim morre o gigante do Oriente.
 





 Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier , ROGAI POR NÓS!




O Papa Pio XI proclamou Francisco Xavier, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões. Ambos se diferenciam em não poucos aspectos.
São de séculos diferentes: Xavier do século 16, Teresinha do século 20. Xavier morreu com 46 anos de idade e Teresinha com apenas 24. Xavier palmilhou distâncias, que perfariam varias voltas ao redor do Globo terrestre, Teresinha não saiu detrás das grades do Carmelo do lisieux.
Xavier pregava a palavra de Deus, Teresinha a meditava com eficácia dentro do Corpo Místico de Cristo. Mas ambos tiveram um instinto irresistível para a oração. Pois ela é uma atração contactante de Deus, que nos impele para a ação redentora.
Muitos pregam Deus, poucos transmitem Deus. Ação sem oração ‚ machadada no ar. Oração, que não transborda para a ação redentora, monólogo estéril, egoísta.
Se Francisco Xavier, o gigante do oriente, e Teresinha, a "criança" de Lisieux, são igualmente padroeiros universais das missões, é um argumento de que as diferenças não são importantes.
A união com Cristo é básica, pois santifica literalmente. Todos podem ser missionários, tanto os paralíticos quanto os missionários, que voam com aviões supersônicos.
Rezando, trabalhando, meditando, falando, chorando, rindo, dormindo, morrendo, há uma só necessidade: viver Cristo e representá-lo ao vivo e só. Até palavras são dispensadas. Por isso Xavier cativava com a sua simples presença, e Teresinha atraía escondida do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário